Skip to main content
LOGISTICA DE EXCELÊNCIA

Siemens & Alstom

Hoje, a Comissão Europeia chumbou o negócio de fusão da Siemens com a Alstom”, anunciou a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, falando em conferência de imprensa, em Bruxelas.

Juntas, Siemens e Alstom detêm uma quota de cerca de 50% do mercado europeu de Alta Velocidade. Os seus principais concorrentes no Velho Continente são as espanholas CAF e a Talgo, a canadiana Bombardier, a japonesa Hitachi (com fortes interesses na Europa após a compra da italiana Ansaldo) e a suíça Stadler.

Fev. 2019

Emissões de CO2

A Organização Marítima Internacional (IMO) adotou uma estratégia este ano para reduções na indústria de navegação de emissões de CO2. A agência da ONU adotou metas que irão reduzir as emissões das transportadoras maritimas em 50% até 2050, em comparação com os níveis de 2008.

 

Nov. 2018

Suécia inaugura a primeira estrada eletrificada do mundo

O Governo sueco inaugurou a primeira estrada eletrificada do mundo. Os cerca de dois quilómetros de componentes elétricos foram incorporados num troço que liga o aeroporto de Arlanda aos arredores de Estocolmo, sendo o pavimento capaz de recarregar as baterias de veículos elétricos através da transferência de energia. Esta iniciativa faz parte dos planos do Executivo daquele país em diminuir a dependência dos combustíveis fósseis, até 2030.

 Quanto ao custo, estima-se que cada quilómetro eletrificado de estrada possa custar um milhão de euros.

Mar.  2018

Terminal de Cruzeiros de Leixões é um dos melhores do mundo.

O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões acaba de ser distinguido como um dos melhores terminais do mundo, pela Cruise News, um dos mais prestigiados meios de comunicação especializados na indústria de cruzeiros.

Caracterizado como “um luxo no Porto” e definido como um ícone arquitetónico da região, o novo Terminal de Leixões integra a short list dos melhores cais mundiais, ao lado do Terminal Internacional de Shanghai (China); do Canada Place Cruise Ship (Vancouver); do Royal Caribbean (Miami); do Kai Tak (Hong Kong); da Marina Bay Cruise Center (Cingapura); do Osanbashi de Yokohama (Japão); e, ainda, do Terminal 18 (Fort Lauderdale).

Recorde-se que o novo Terminal de Cruzeiros de Leixões, da autoria do arquiteto portuense Luís Pedro Silva, não tem parado de somar distinções desde a sua inauguração, em julho de 2015. De destacar, entre outros, a distinção de ‘Melhor edifício do ano 2017’, pela Archdaily.

Fev. 2018